quarta-feira, 4 de maio de 2011

Preso tem cabeça decepada durante rebelião no Pavilhão II de Alcaçuz








cabeça decepada sendo levada
O pavilhão 2 do Presídio Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, foi cenário de momentos de terror e destruição no início da manhã de ontem. Preso decapitado e cadáver destruído, colchões em chamas e confronto com agentes penitenciários foi o cenário da rebelião. Confusão destruiu a estrutura do pavilhão e presos terão que ser relocados.
O detento Magno Boaventura, de 33 anos, foi assassinado com características acentuadas de tortura e brutalidade. O crime se deu em meio à rebelião iniciada após tentativa de fuga frustrada por policiais militares, responsáveis pela guarda externa do presídio. Outros três apenados ficaram feridos durante a movimentação, mas foram atendidos e passam bem.
O Batalhão de Choque da PM chegou a ser acionado, mas foi o Grupo de Intervenção Penitenciária que conseguiu acalmar os ânimos e controlar a situação na unidade prisional.
De acordo com o diretor da unidade, Wellington Marques, tudo teve início quando PMs da guarita observaram fugitivos e dispararam contra eles. "A fuga foi frustrada e logo que retornaram ao pavilhão deram início à rebelião". Colchões foram queimados, cadeados arrombados e celas depredadas.
Os 130 apenados do pavilhão conseguiram se livrar das grades e grupos rivais entraram em contato. Nesse momento, Magno Boaventura foi morto. Sua cabeça foi decapitada e o peito aberto com auxílio de facas artesanais. Os órgãos foram espalhados pelas celas e alguns deles colocados para queimar no incêndio dos colchões.
Antônio Fernandes de Oliveira, Valdicley Souza do Nascimento e Bruno Pereira Lobos foram os presos que ficaram levemente feridos e não correm risco de morte. O diretor Marques classificou o detento assassinado como "líder do lado mal do pavilhão". "Ele possuía inimigos e tentava comandar um lado mal daquele espaço. Possivelmente, isso não foi visto com bons olhos", afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário